SOBRE MIM
Nasci em 10 de março de 1974 na cidade de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo.
Sempre me interessei por todas as artes e passeei um pouco em cada uma delas, fazendo algumas peças de teatro amador, participando de canto-coral, tocando trompete e trombone em bandas municipais, pintando telas, menos dançando... dançar... ah que dificuldade... risos.
Mas o desenho e a literatura são minhas paixões.
Já escrevi, já diagramei, já fiz de tudo um pouco na área editorial...
Estou aqui como ilustrador, pois quero espalhar meus traços (que como podem ver, são ecléticos, os quais costumo variar de trabalho a trabalho) por todos os cantos.
Ilustrei os primeiros livros em 1993, pela Edicon, de São paulo. Foram cinco livros infantis da escritora Yone Quartim, hoje já falecida.
Ao mesmo tempo em que buscava a realização dos meus sonhos de artista, fiz de tudo, desde trabalhar em linha de produção de metalúrgica a vender picolés de carrinho na rua, a lecionar desenho, música, arte para crianças, manipular bonecos para TV, escrever roteiros, trabalhar como tipógrafo, vendedor de consórcio, locutor de rádio, etc, etc.
Não gosto dessa história de "ai, passei maus bocados e etc", não é legal; legal e falar das vitórias, e é apenas por este fato, Vitória, que menciono essas aventuras, que me ensinaram muito.
Paralelamente, fiz muito serviço freelancer para gráficas e produtoras.
Meus primeiros trabalhos como escritor foram na produção de programas radiofônicos, depois para uma empresa gravadora de cds para telemensagens, onde escrevia mensagens para mãe, pai, namorada, namorados e namoradas, maridos e esposas, filhos e filhas, avós, humorísticos, natalinos e etc.
E continuando a fazer todos aqueles inúmeros trabalhos, acrescentando agora ampliações de desnhos para painéis de três metros para decoração de festas infantis.
Até que em 2005 entrei para a Bonton Editora para exercer as funções de diagramador, escritor e ilustrador. Por três anos fui fixo nesta editora onde ilustrei, escrevi, fiz capas, diagramei, fechei arquivos, enfim... da idéia à impressão produzi mais de duzentos livrinhos de bolso (veja currículo) de vários gêneros e revistas também.
Neste tempo, a editora tornou-se licenciada Disney e pela primeira vez no Brasil autorizaram uma editora licenciada a publicar textos próprios, os quais escrevi.
Aprendi muito e cresci muito, mas chegou a hora de vôos maiores e hoje estou no mercado free-lancer buscando ilustrar livros de vários autores e editoras e deixar uma marca de amor pelo que faço e satisfação nos olhos de quem vê.
Então, no começo deste ano de 2009 me desliguei de Bonton e comecei uma nova fase free-lencer e conto com os amigos escritores para oportunidades de ilustrar capas e miolos.
Nesta nova fase, acabo de ilustrar algumas capas, destacando a capa de um livro chamado "Reavivando a Leitura" do escritor Amazonense Ademar dos Santos Lima, da Editora Câmara Brasileira de Jovens escritores e a capa de um livro de c^ronicas do professor carioca Ismar Carpenter Becker: "As aventuras do caminhoneiro John Tex e cia"; além de trabalhos com ilustração produzi a biblioteca virtual "Biliga" para o site do ateliê literário Gato de Máscara, da escritora paulista Regina Gulla.
Estou aprovado nos bancos de ilustradores das principais editoras de São paulo; existem várias fases no trabalho do ilustrador... criar portfólio, apresentá-lo, prospectar, insistir, bater, chamar e etc; depois, ser aprovado ou não, se não continuar tentando, se sim... chegou onde estou... esperando que novos livros cheguem nestas casas, cujos textos têm a ver com meu traço, por isso precisamos ser ecléticos...