16.12.09
24.11.09
Poetas que já se inscreveram para a coletânea: 15 poetas para todas as crianças
* Angela Brighenti
* Valéria Victorino Valle
* Daniel Leite Almeida
* Lourdes Hubler
*Marciano Vasques
*Letícia Losekann Coelho
*Vicência Maria Freitas
Para conhecer o trabalho de Danilo, acesse http://www.danilomarques.com.br/.
O livro será no formato 20 cm X 20 cm, lombada quadrada, fechamento hotmelt,capa e contra capa coloridas em papel Supremo Alta Alvura. Páginas internas em papel Couchet. Lomba quadrada com fechamento hotmelt.
A quantidade de textos fica a critério do autor, desde que não ultrapasse o limite estipulado de uma página.Cada autor receberá 20 livros, com correção ortográfica, ilustrações, ISBN e Ficha Catalográfica.
R$ 310,00 (trezentos e dez reais), que podem ser parcelados em até 3 vezes sem juros.
Havendo interesse, por favor entre em contato conosco: contato@editoranovitas.com.br
folder:
16.11.09
Recanto Baobá
A inauguração do Recanto Baobá aconteceu no dia 13 de novembro, sexta-feira, às 14h, na própria Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer.
Estiveram presentes a Diretora da Biblioteca, Maria Cristina Pisoni, Sérgio Ubirajara da Silva Rosa, Daladier Pereira, alunos da Escola Caminho do Saber, acompanhados pelo professor Lucas Caregnato, Paulo Ribeiro, Luis Fernando de Almeida Costa, João Heitor Silva Machado, Jussara Quadros, Equipe da Biblioteca que ajudou na organização do Recanto, entre outros convidados como Maria Helena Lacava, proprietária da Livraria Mercado de Ideias que, entusiasmada, fez uma doação de livros para o acervo Baobá.
Num evento simples, porém movido por muita emoção, as Contadoras de História da Biblioteca declamaram as seguintes poesias: Cuti, de Luís Silva, Roteiro dos Tantâs, de Oliveira Silveira e Caderno de Retorno, de Edmilson Pereira.
Jurema Goularte, encantou a todos com a contação de um Conto Africano “A Galinha de Angola”, de Rogério Andrade Barbosa.
O Recanto Baobá é um espaço criado na Seção Circulante , 2ª andar da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer.
Nele os leitores encontrarão acervo com obras diversificadas, de autores nacionais e estrangeiros, que tratam das temáticas relativas ao negro: história, literatura, contribuição à cultura, etc.
Algumas obras estão disponíveis para empréstimo domiciliar e outras são reservadas para leitura local.
Todos estão convidados a visitar a Biblioteca e a conhecer o Recanto Baobá, deliciando-se com as obras nele encontradas.
Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer
Contatos: Maria Cristina Pisoni
fone: 54 3221 11 1812.11.09
No dia 11 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre, a coordenadora da Confraria das Letras em Braille, professora Isabel Sant'tana, fez a entrega de um kit de com 20 livros em Braille para a Biblioteca Pública de Caxias do Sul.
Participaram do encontro: alunos, professores, autores, editores, artistas e outros convidados que lotaram a Arena das Histórias, no Setor Infantil da Feira. O evento contou também com a presença da Coordenadora da Programação Infantil e Juvenil, Sônia Zancheta, da presidente da Associação de Escritores Gaúchos – AGEs , ecritora Marô Barbieri e do patrono da 55ª Feira do Livro de POA, o escritor , Carlos Urbim, o qual já foi embaixador da Confraria em Braille.
Os escritores, Gláucia de Souza e Hermes Bernardi Jr. são os atuais embaixadores e responsáveis pela divulgação do projeto e, juntamente com Isabel Sant'Anna.
O projeto “Confraria das Letras em Braille” conta com o apoio da Câmara Riograndense do Livro e várias editoras.
Em Caxias, além da Biblioteca Pública, são cadastradas na Confraria das Letras em Braille, a APADEV e a E.E.E.M. Irmão José Otão que estiveram presentes na atividade.
Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer
Contatos: Maria Cristina Pisoni
fone: 3221 11 18
19.10.09
Tive a honra de fazer a ilustração para o banner, o mascote, o logo e o folder para esse grande projeto.
O Projeto "Tapetinho Mágico" - contação de histórias ( criado em 2007) é filhote de um outro projeto conhecido em Caxias do sul (RS) criado em 2001 ( ambos vinculados à Secretaria Municipal da Cultura).
Sob a coordenadoria de Maria Cristina Pisoni, este tapete já decolou e suas histórias irão onde o bom ouvido estiver.
Segundo Helô Bacichete, escritora, contadora e que faz parte da equipe de projetos da biblioteca, "as alamedas da praça Dante estavam repletas de crianças... foi mágico!!!! O Contapete da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demetrio Niederauer de Caxias do Sul está super colorido. Cada contador escreve o nome da história que conta, depois costura para que a gente possa confeccionar tapetes encantados... Estamos todos muito felizes com tudo o que está acontecendo. E o Contapete continua voando e encantando nos restaurantes, na Biblioteca, nos Centros Educativos, nos grupos de Convivência da 3ª Idade, nos Clubes de Mães, na Estância da Leitura, nas praças e até em outros municípios..."
As Fotos são de Adriana Paula Sirena que também integra a equipe da biblioteca e do Contapete.
Logo Contapete.
Personagem (ou mascote, como preferirem)
Parte interna do folder.
Parte externa do folder. Na capa, o céu cinzento do menino triste olhando para o tapete simples faz animação com o céu azul do menino alegre no tapete cheio de histórias da terceira aba.
Helô Bacichette conta histórias com o mascote.
Meu banner na biblioteca.
A música.
Cibele, autora da música Contapete
Helô Bacichette, Marta, Neiva, Leila e Carina
A criançada ouvindo histórias
Helô Bacichette contando histórias
Crianças entretidas com a contação.
Histórias no tapete mágico.
Neiva Tomazzoni Andrighetti e Marta Troian Pulita - contadoras de histórias
Sra. Maria Helena Balém, patrona da Feira do Livro de Caxias do Sul e o homenageado sr. Arcangelo Zorzi Neto (Maneco) costurando.
Hermes bernardi Jr. contando histórias.
8.10.09
14.9.09
ESTIVE NA FUC 2009 - Feira Universitária da Comunicação - no sábado dia 12 de Setembro no Pavilhão Elis Regina, no Centro de Convenções do Anhembi, caricaturando os visitantes.
Tem mais umas dezenas de fotos no meu site: http://www.danilomarques.com.br
8.9.09
18.8.09
3.7.09
27.6.09
Onde: Livraria Cortez
Rua Bartira, 317 – Perdizes
Quando: 08 de agosto (sábado) das 10 as 18 horas
Informações:
Livraria Cortez – (11) 3873-7111 ou www.livrariacortez.com.br
AEI-LIJ SP – (11) 9315 9549, com Regina Sormani ou http://aeilijsp.blogspot.com
Organizado pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil de São Paulo (AEI-LIJ SP), acontece no próximo dia 08 de agosto de 2009 o I Encontro de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil de São Paulo.
Com a realização da Livraria Cortez, o evento terá uma Feira de Livros, com a presença de escritores e ilustradores; Palestras; Bate-papo com autores; Oficina de Modelagem; e várias Exposições, como: de ilustrações realizadas em massinha e artes-finais de livros infantis; demonstração de técnicas de xilogravura e ecoline; varal de caricatura; e contação de histórias; Com entrada franca, o evento tem programas para todas as idades.
A Feira de Livros vai proporcionar aos visitantes encontros agradáveis com diversos nomes da nossa literatura Infantil e Juvenil, entre eles os escritores: Edson Gabriel Garcia, Rosana Rios, Manuel Filho, Januária Cristina, Mariluiza Campos, Marciano Vasques, e Regina Sormani; e os ilustradores: Fábio Sgroi, Luna Vicente, Danilo Marques, Nireuda Longobardi, e Gilberto Marchi, que estarão autografando seus livros, das 10 até as 18 horas.
Apoio: Casa do Artista e Acrilex
Programação Completa — Entrada Franca
10 Horas — Gilberto Marchi, ilustrador convidado da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), fará demonstração de técnicas de aquarela e ecoline, explicando como ilustrou os livros: “Quem tem medo do porão?” e “Uma história do outro mundo”, da autora Regina Sormani, Cortez Editora. A artes-finais estarão expostas no espaço da livraria.
Indicação: para toda a família
11 Horas — A escritora Regina Sormani conversará com o público, falando sobre seus livros e introduzindo o tema : A personagem conta a história. A contadora de histórias Nice Lopes, vivenciará uma das personagens do livro: “Quem tem medo do porão?” A história é interativa, o público pode participar.
Indicação: para toda a família
13 Horas — Palestra com o escritor e ilustrador Fábio Sgroi - O processo de criação do livro: "Ser humano é...", editora Mundo Mirim.
Indicação: para toda a família
14 Horas — Luna Vicente expõe suas ilustrações em massinha de modelar e oferece uma oficina de modelagem para crianças.
Indicação: para toda a família
15 Horas — Contação de história com Creusa Cândida - Histórias de Malasartes- Sopa de pedras. Creusa ensinará as crianças a confeccionar e jogar as “Três Marias”
Indicação: para toda a família.
16 Horas — Rosana Rios faz um bate-papo com os leitores.
Indicação: a partir dos 14 anos
17 Horas — Palestra A poética da Literatura Infantil na Alfabetização para o Mundo com o escritor Marciano Vasques.
Indicação: a partir dos 14 anos
Durante todo o dia do Evento
Feira de Livros, com a presença dos escritores: Edson Gabriel Garcia, Rosana Rios, Manuel Filho, Januária Cristina, Mariluiza Campos, Marciano Vasques, e Regina Sormani.
Exposição do Processo de Execução da técnica da Xilogravura. Ilustradora Nireuda Longobardi.
A Exposição dos ilustradores: Danilo Marques, Fábio Sgroi, Gilberto Marchi, e Luna Vicente
Informações sobre a Associação de Escritores e
Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEI-LIJ)
A AEI-LIJ, é uma Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, que, em 2009, completa dez anos. Ela surgiu em 30 de junho de 1999. Uma das motivações para a criação da AEI-LIJ foi a importância dos autores se reunirem para fortalecer a classe. As regionais cresceram, e hoje são 11 estados participantes. A escritora Anna Cláudia Ramos e o escritor e ilustrador Maurício Veneza, são a presidenta e o vice-presidente da AEI-LIJ, eleitos para o biênio 2007/2009. www.aeilij.org.br
Em 26 de junho de 2007, Regina Sormani é eleita coordenadora da regional São Paulo da AEI-LIJ para o biênio 2007/2009. Endereço do blog de Sampa: http://aeilijsp.blogspot.com
MGA Comunicações — Assessoria de Imprensa da Livraria Cortez e do I Encontro de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil de São Paulo
Jornalista: Marilu G. do Amaral (mtb 14.830)
www.mgacomunica.com.br
Fone: (11) 2991-2934 ou 9127-5268
E-mail: imprensa@livrariacortez.com.br
21.6.09
Do site:
http://universofant astico.wordpress .com/
"Desnecessário dizer que esse evento atrai inúmeros jovens leitores, muitos mesmo, vocês nem tem ideia da quantidade que costuma aparecer; e não porque eles sejam obrigados pela escola a ler, mas porque gostam espontaneamente de ler fantasia, horror e ficção científica, o que torna esse tipo de evento uma celebração da Liberdade da Leitura!
Darei lembretes aqui sobre o evento quando estivermos mais próximos, mas convido desde já quem se interessar a se programar para aparecer! A Biblioteca Viriato Correa fica a pouco mais de duas quadras do metrô Vila Mariana e é um espaço agradabilíssimo, e tem coordenadores tremendamente antenados com os jovens leitores.
Bjs a todos"
Rosana Rios
------------ --------- --
FANTASTICON 2009 – III SIMPÓSIO DE LITERATURA FANTÁSTICA
Este ano, o Fantasticon 2009 – III Simpósio de Literatura Fantástica, será nos dias 25 e 26 de julho, na Biblioteca Viriato Corrêa, Vila Mariana, na capital de São Paulo.
A idéia do Fantasticon 2009 é reunir pessoas interessadas em Literatura Fantástica (ficção científica, fantasia e horror) para que elas possam se encontrar, trocar idéias, informações e se divertir.
A proposta é incentivar e enriquecer o estudo e o debate sobre o Fantástico no Brasil. Para isso, contaremos com palestras, mesas-redondas, oficinas, mostra de filmes, exposições, lançamentos, sessões de autógrafos e muita confraternizaçã o!
O Fantasticon 2009 é organizado por Silvio Alexandre, em uma realização da Biblioteca Temática Literatura Fantástica Viriato Corrêa, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Secretaria Municipal de Cultura. Com o apoio do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), da Fly Cow Produções Culturais, da Cálamo Editorial, do CLFC (Clube de Leitores de Ficção Científica), da OPELF (Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica) e da TV Cronópios.
Programação
SÁBADO – dia 25 de julho
11 às 13 horas
Palestra: "PERSONAGENS DE FANTASIA: ARQUÉTIPOS,HERÓ IS E ANTI-HERÓIS"
com Rosana Rios
A palestra integra o 14º Encontro do GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), coordenado pela escritora Rosana Rios, o grupo dedica-se a discutir, apreciar e divulgar obras literárias de literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) suas interações e obras precursoras, além de comentar transposições para cinema, teatro, televisão e quadrinhos.
11 às 13 horas
Oficina: "ENTRANDO NO MERCADO EDITORIAL – O QUE FAZER PARA PUBLICAR SEU LIVRO"
O objetivo desta oficina é, através das experiências do editor e escritor Gianpaolo Celli, e da autora Cristina Lasaitis, não só mostrar um pouco do mercado, mas também dar dicas de como fazer para entrar nele, passando por aspectos que abrangem desde a criação da idéia, personagens, trama; até como apresentar o projeto terminado para editora, e o que fazer após a publicação, quando o livro já estiver nas prateleiras.
13 às 13h30
Mostra de filmes: "OS PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO"
O Festival Curta Fantástico é um evento que exibe curtas-metragens nacionais, desde 2006, com a temática fantástica, ou seja, filmes de horror, ficção científica ou fantasia realizados pela produtora Fly Cow. Teremos uma sessão no Sábado e outra no Domingo.
13h30 às 14 horas
Mostra de vídeos: "MOSTRA DE BOOK TRAILERS"
Com a popularização da internet, a literatura fantástica brasileira entrou na era digital. Driblando a falta de interesse e de divulgação na grande mídia, os escritores vêm utilizando novas formas de promover seu trabalho. A criação de vídeos vem se tornando cada vez mais popular e alcançando o objetivo principal, que é tornar conhecido o livro que anuncia.
14 às 15 horas
Mesa-redonda: "MITOS E DRAMAS DO VAMPIRO CONTEMPORÂNEO"
Desde sua origem, a figura do vampiro passou por uma transformação completa e complexa. Vamos discutir como, no dias de hoje, este morto-vivo tomador de sangue é visto no seio da nossa atual cultura globalizada. Com:
• Giulia Moon - escritora e publicitária. Edita o fanzine FicZine e é co-editora da revista "Scarium Megazine". Está lançando o romance "Kaori – Perfume de Vampira".
• Judith Tonioli Arantes - tradutora e professora, mestranda em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolve sua dissertação pesquisando sobre o mito do vampiro contemporâneo.
• Natasha dos Reis - fundadora e organizadora dos fãs clubes Twilight Universe (fã clube oficial brasileiro da saga "Crepúsculo") e Slyfriends (fã clube brasileiro da saga "Harry Potter").
• Elídia "Lica" Zotelli é zootécnica e membro fundadora do fã clube Twilight Universe (fã clube oficial brasileiro da saga "Crepúsculo") .
15 às 16h30 horas
Bate-papo: "O MERCADO EDITORIAL DE LITERATURA FANTÁSTICA NO BRASIL"
Importante participação de editores do gênero fantástico com novidades, informações e curiosidades sobre o mundo editorial.
• Adriano Fromer Piazzi, diretor editorial da Editora Aleph.
• Douglas Quinta Reis, diretor editorial da Devir.
• Ednei Procópio, diretor editorial da Giz Editorial.
• Richard Diegues, diretor editorial da Tarja Editorial
• Rodrigo Coube, diretor editorial da Idea Editora
17 às 18h30
Bate-papo: "PRÁTICA DE ESCRITA DE LITERATURA FANTÁSTICA"
Autores veteranos da nova geração se encontram para a troca de experiências e conhecimentos sobre o mercado editorial e a prática da criação literária. Com:
• Nelson de Oliveira - escritor. Doutor em Letras pela USP. Dos prêmios que recebeu destacam-se o Casa de las Américas (1995), o da Fundação Cultural da Bahia (1996), duas vezes o APCA (2001 e 2003) e o da Fundação Biblioteca Nacional (2007). Atualmente coordena, em várias instituições, oficinas de criação literária para escritores com obra ainda em formação.
• Kizzy Ysatis é escritor. Estudioso da vida gótica e da cultura underground, é grande amante e conhecedor dos mitos de vampiro. Em 2005, seu livro "Clube dos Imortais" foi agraciado com o prêmio Rachel de Queiroz, da Academia Brasileira de Letras, e outorgado pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro.
• Ronaldo Bressane é escritor, jornalista e editor.
• Santiago Nazarian é escritor, tradutor e roteirista. Em 2003, recebeu o Prêmio Fundação Conrado Wessel de literatura por seu romance de estréia, "Olívio" (Talento). Em 2007, foi um dos autores convidados para as comemorações do Hai Festival em Bogotá, Capital Mundial do Livro. Suas obras foram traduzidas para o espanhol e o italiano, em diversos países da Europa e da América Latina.
DOMINGO – dia 26 de julho
11 às 13 horas
Oficina: "COMO CRIAR PERSONAGENS"
Com André Vianco, autor dos best sellers "Os Sete" e "Sétimo", que exploram o universo sobrenatural (vampiros, lobisomens, anjos e batalhas entre o bem e o mal) elaborando um cenário surrealista, mas com elementos da realidade do dia-a-dia e histórias passadas no Brasil. É hoje o escritor brasileiro que mais conquista leitores de fantasia & horror e seus livros estão entre os mais vendidos na literatura fantástica brasileira.
11 às 12 horas
Bate-papo: "STEAMPUNK E OS NOVOS RUMOS DA FICÇÃO CIENTÍFICA"
Criativos, retrofuturistas no estilo e no comportamento. Esses são alguns dos conceitos do Steampunk, um gênero de ficção que explora um "mundo alternativo" movido a vapor ("steam"). Assim, temos uma fusão de "era vitoriana" com "futuro pós-apocaliptico" ou "punk" no sentido de transgredir o hoje e o passado. Com:
• Fabio Fernandes - jornalista, tradutor e dramaturgo. Seus contos foram publicados no Brasil, Portugal, Romênia e Estados Unidos. É Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor pela mesma instituição. Foi curador do "Invisibilidades II" (2008), do Instituto Itaú Cultural, evento voltado para a Ficção Científica, e fará a curadoria da terceira edição, ainda em 2009.
• Gianpaolo Celli, além administrador de empresas, é escritor e editor. Estudioso de ocultismo, esoterismo e mitologia.
• Bruno Accioly - empresário da área de tecnologia, editor da revista de internet OutraCoisa.com. br, estudioso de Filosofia e seu rebento mais bem sucedido, a Ciência. Especialista em Usabilidade – disciplina que lida com a interação homem/máquina.
12 às 12h30
Mostra de filmes: "OS PREMIADOS DO FESTIVAL CURTA FANTÁSTICO"
12h30 às 13 horas
Mostra de vídeos: "MOSTRA DE BOOK TRAILERS"
13 às 14h30
Mesa-redonda: "O FANTÁSTICO NA EDUCAÇÃO"
Uma discussão sobre a utilização da Literatura Fantástica como instrumento pedagógíco e sua utilização em sala de aula. Com:
• Flávia Muniz - escritora e pedagoga. Com vários prêmios e diversos livros adotados por escolas e instituições, têm mais de 3 milhões de livros vendidos.
• Martha Argel - bióloga, com doutorado em Ecologia, e escritora de livros de literatura fantástica, crônicas e divulgação científica. Escritora de literatura fantástica.
• Rosana Rios - bacharel em Arte-Educação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Foi roteirista de programas infantis para a TV Cultura de São Paulo e outras emissoras. É autora de Literatura Infantil e Juvenil desde 1988, e já publicou mais de 100 livros. Vários prêmios literários, como o Bienal Nestlé de Literatura, o Cidade de Belo Horizonte, além de selos "Altamente Recomendável" , da FNLIJ (Fundação afiliada ao IBBY); e foi finalista do prêmio Jabuti 2008 na categoria Literatura Juvenil.
• Janaina Azevedo tem formação acadêmica em Lingüística e Teoria Literária pela Universidade de São Paulo e em Ciências da Religião pela Faculdade Mosteiro de São Bento. É presidente da OPELF – Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica, e já comandou várias entidades de produção cultural.
15 às 16h30
Palestra: "A LITERATURA FANTÁSTICA NA AMÉRICA LATINA"
O Realismo Mágico é uma característica própria da literatura latino-americana da segunda metade do século XX que funde a realidade narrativa com elementos fantásticos e fabulosos, não tanto para reconciliá-los como para exagerar sua aparente discordância. Com:
• Ana Cecília Olmos - graduada em letras modernas pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, é professora de literatura hispano-americana da USP, especialista em literatura e cultura hispano-americana do século XX.
• Horácio Corral é produtor cultural e tradutor. Foi livreiro e organizador de eventos na Livraria Cultura. Atualmente é um dos produtores da OPELF – Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica. É responsável pela loja virtual Beco Imaginário e a produtora de jogos Tudoteca.
17 às 18h30
Palestra: "AS HISTÓRIAS DESCONHECIDAS DE EDGAR ALLAN POE"
Edgar Allan Poe carrega o título de criador de vários gêneros literários. Poe foi responsável não somente por influenciar alguns dos escritores decisivos das décadas seguintes, bem como por estabelecer com propriedade caminhos novos e férteis para a literatura ocidental do então século XIX. Recordando os 200 anos do seu nascImento, o escritor Bráulio Tavares está preparando uma antologia com contos pouco conhecidos de Poe. Nesta palestra, ele falará sobre essas histórias e de como Poe elevou o conto como gênero.
• Bráulio Tavares é escritor, roteirista e compositor.
EXPOSIÇÕES
SÁBADO e DOMINGO - a partir das 11 horas
Painel comemorativo: "40 ANOS DO SYMPOSIUM DE FICÇÃO CIENTÍFICA"
O "Simpósio de FC" foi o primeiro "international meeting" (encontros internacionais de escritores profissionais) , da história do gênero. O "Simpósio de fc" foi um evento integrante do II Festival Internacional do Filme, no Rio de Janeiro, em março de 1969, entre os dias 24 e 30. Reuniu:
Dos Estados Unidos, Forrest J. Ackerman, Karen e Poul Anderson, Alfred Bester, Robert Bloch, Leigh Chapman, Roger Corman, Carol e Ed Emshwiller, Harlan Ellison, Philip José Farmer, Harry Harrison, Robert A. Heinlein, Damon Knight e Kate Wilhelm, George Pal, Frederik Pohl, Robert Sheckley e A. E. van Vogt.
Da Espanha, Luis Gasga; da França vieram Jacques Baratier, Robert Benayoun, Michel Cae e Jacques Sadoul. Da Inglaterra, Brian W. Aldiss, J. G. Ballard, John Brunner, Val Guest e Rolf Rilla. Do Uruguai veio Marcial Souto.
E do Brasil estiveram presentes André Carneiro, Clóvis Garcia, Ruy Jungman, Álvaro Malheiros, Walter Martins e Jerônymo Monteiro.
Um outro inglês, Arthur C. Clarke, cujo filme 2001: Uma Odisséia no Espaço , desenvolvido por ele em parceria com o cineasta Stanley Kubrick, fora lançado no ano anterior e alcançado reconhecimento estrondoso, também esteve presente para ser homenageado com o troféu "Monólito Negro".
Exposição de esculturas: "VISÕES SECRETAS"
Cavani Rosas é desenhista e escultor. Artista pernambucano, nascido no Recife, dedica-se basicamente à escultura e ao desenho em bico-de-pena. Caboclos coroados, golems feitos de algas, índios guerreiros com cocares vivos, criaturas híbridas de vegetal, animal e humano, parecem ter-se despregado da superfície bidimensional dos desenhos para invadir o mundo em três dimensões de onde os contemplamos. O mundo de onde Cavani Rosas extrai seus personagens é um mundo fantasmagórico cujas leis parecem definidas em parte por essas escolas esotéricas, e em parte pela Física Quântica.
São criaturas que parecem personagens de William Blake invadindo-se de um desenho de Rugendas, ou seres lovecraftianos esvoaçando sobre uma paisagem de Frans Post.
LANÇAMENTO & ENCONTROS COM OS AUTORES
"Alma e Sangue", de Nazarethe Fonseca (Editora Aleph)
"O Arqueiro e a Feiticeira", de Helena Gomes (Idea Editora)
"Os Guardiões do Tempo", de Nelson Magrini (Giz Editorial)
"Kaori – Perfume de Vampira", de Giulia Moon (Giz Editorial)
"O Livro Vermelho dos Vampiros", de Luiz Roberto Guedes (org.) (Devir)
"O Prédio, o Tédio e o Menino Cego", de Santiago Nazarian (Record)
"O Povo da Névoa", de H. R. Haggard (Edições GRD)
"Steampunk", de Gianpaolo Celli (org.) (Tarja Editorial)
"Ubik", de Philip K. Dick (Editora Aleph)
TV CRONÓPIOS: FANTASTICON 2009 AO VIVO
Neste ano, teremos a cobertura jornalística da TV Cronópios, que transmitirá ao vivo toda a programação do Fantasticon 2009. A TV Cronópios é um canal online de literatura e arte que transmite entrevistas com escritores em eventos, coberturas de lançamentos literários e reportagens gravadas no local de trabalho ou na casa de escritores.
Endereço: Rua Sena Madureira, 298
Vila Mariana – 04021-050 São Paulo, SP
Tel.: (11) 5573-4017 e (11) 5574-0389
ENTRADA FRANCA
1) Não é necessário se inscrever antecipadamente.
As senhas, para todas as atividades, serão distribuídas com 1h de antecedência, obedecendo à capacidade de lotação:
101 lugares na Sala Luiz Sérgio Person e 40 lugares no Espaço Temático de Literatura Fantástica.
2) As exposições estarão no andar térreo da biblioteca durante todo o evento.
19.6.09
Saiu no O Globo - "Ilustradores,unidos" 17/06/2009 - por Joaquim Ferreira dos Santos:
"As editoras de livros enfrentam um novo problema: os ilustradores, principalmente os de livros infantis, querem rachar o direito autoral com os escritores.
Não aceitam mais um xis pelo trabalho. Pedem um percentual nas vendas, de olho na força do setor e nos grandes lotes comprados pelo governo."
Resposta da AEILIJ - Associação dos escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil - da qual sou membro
Prezado Joaquim:
Ficamos todos surpresos com a nota publicada em sua coluna, sob o título “Ilustradores unidos”. Ao dizer "todos", referimo-nos também aos escritores de literatura infantil e juvenil e não apenas aos ilustradores. Não é correta a afirmativa de que uma justa reivindicação deva ser considerada como um problema. Somos uma associação, com dez anos de existência, que congrega profissionais escritores e ilustradores e afirmamos que também não é verdade que se queira “rachar” os direitos autorais dos escritores, o que se transformaria, na prática, na despropositada situação de o ilustrador ser remunerado pelo escritor, ou, como se dizia antigamente, “despir um santo para vestir o outro”. Entendemos, como instituição representante das duas categorias, que ambos, escritor e ilustrador, são autores da obra em que atuaram e que, como tal, devem ser considerados. Sendo assim, é perfeitamente justo que os ilustradores tenham participação nas vendas, o que aliás, já vem sendo feito pacifica e voluntariamente por várias editoras. Que, longe de terem em suas mãos um “problema”, podem contar com a colaboração decisiva de profissionais até mais empenhados na construção de uma literatura infantil e juvenil de qualidade, como é reconhecido não apenas em todo o país, como também no exterior.
Colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.
Cordialmente,
Maurício Veneza
Vice-presidente da AEI-LIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil)