ILUSTRADORES UNIDOS
Saiu no O Globo - "Ilustradores,unidos" 17/06/2009 - por Joaquim Ferreira dos Santos:
"As editoras de livros enfrentam um novo problema: os ilustradores, principalmente os de livros infantis, querem rachar o direito autoral com os escritores.
Não aceitam mais um xis pelo trabalho. Pedem um percentual nas vendas, de olho na força do setor e nos grandes lotes comprados pelo governo."
Resposta da AEILIJ - Associação dos escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil - da qual sou membro
Prezado Joaquim:
Ficamos todos surpresos com a nota publicada em sua coluna, sob o título “Ilustradores unidos”. Ao dizer "todos", referimo-nos também aos escritores de literatura infantil e juvenil e não apenas aos ilustradores. Não é correta a afirmativa de que uma justa reivindicação deva ser considerada como um problema. Somos uma associação, com dez anos de existência, que congrega profissionais escritores e ilustradores e afirmamos que também não é verdade que se queira “rachar” os direitos autorais dos escritores, o que se transformaria, na prática, na despropositada situação de o ilustrador ser remunerado pelo escritor, ou, como se dizia antigamente, “despir um santo para vestir o outro”. Entendemos, como instituição representante das duas categorias, que ambos, escritor e ilustrador, são autores da obra em que atuaram e que, como tal, devem ser considerados. Sendo assim, é perfeitamente justo que os ilustradores tenham participação nas vendas, o que aliás, já vem sendo feito pacifica e voluntariamente por várias editoras. Que, longe de terem em suas mãos um “problema”, podem contar com a colaboração decisiva de profissionais até mais empenhados na construção de uma literatura infantil e juvenil de qualidade, como é reconhecido não apenas em todo o país, como também no exterior.
Colocamo-nos à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário.
Cordialmente,
Maurício Veneza
Vice-presidente da AEI-LIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário