24.10.14

SURGE UMA NOVA CLASSE NUM PAÍS EM TRANSFORMAÇÃO, A ABCD: "ARTISTAS BONZINHOS CEDENDO DIREITOS"

Acabo de ver uma postagem de Milly Lacombe muito bem explicada sobre a importância da conscientização em NÃO votar em Aécio; fácil de compreender e ela está de parabéns pela didática que possui e que usa para compartilhar seu conhecimento: http://migre.me/mrO4H
Mas uma coisa é isso tudo, que é quase tudo, mas outra coisa é o que falta para deixar de ser quase, pelo menos para nós autores... o que é que vão fazer com a LDA?
O que mais tem me incomodado é ver autores dando tiro no pé... Ok, nem todo escritor vive de direito autoral, pois se for mesmo viver de DA morrem, mas é o que valoriza nossa produção artística, ainda que quase todos sejam profissionais do ensino, da educação, da cultura e de outros setores, mas não deixam de exercer e com alegria a profissão autoral... Mas e quanto aos escritores que sim, vivem de Direito Autoral? E os compositores, e os dramaturgos, e os redatores de jornais, os fotógrafos, os ilustradores?
Compreendo os editores que estão propagando o voto no PT, pois não são autores, e será ótimo para eles a mudança na LDA; para as emissoras de TV tambem que farão uso de propriedade intelectual a vontade; para o teatro, para cantores então...
Mas por que autores estão apoiando o suicídio em massa?
Chico e Caetano apoiam Dilma. Pois é... Se eu entendo? Eu não.
Quanto a quem não vive de Direito Autoral, segue também um pequeno texto que a Laura Bergallo um dia compartilhou conosco:
Já não havia mais ninguém para reclamar…
Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei .
No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar…
Martin Niemöller, 1933
Deixei este comentario lá na postagem da Milly Lacombe:
"Bom dia, eu gostei do modo como explica. Parabéns. Pra ser sincero não sou PT nem PSDB, mas infelizmente só tenho essas duas opções. Pra ser mais sincero ainda mesmo no primeiro turno não vi nenhuma opção que me despertasse interesse. Mas acabarei votando pela troca de governo simplesmente por um fator que ninguém trata... Direitos Autorais.
Desde 2009 as autores de texto (escritores), imagem (ilustradores), música (compositores), dramaturgia, fotografia, redatores, etc e suas respectivas associações vem lutando no congresso para impedir que os ministros da cultura que fizeram uma verdadeira dança da cadeira (entra ministro lutando para derrubar a LDA, sai por pressão dos autores; entra ministro a favor dos autores, sai por pressão do governo) em busca de tornar a criação artística e/ou intelectual Domínio Publico (quando ela acontece hoje somente após 70 anos da morte do autor), ou seja... eu que sou ilustrador de livros, ilustrarei e estas imagens poderão ser usadas por quem quiser, como quiser, sem que me paguem, assim será com textos, com musicas, etc, etc. Meu interesse num novo governo é este... que a criação artística tenha seus direitos autorais respeitados, e sua Lei imexível (nem sei se esta palavra existe). Obrigado.
Segue aqui a carta aberta da AEILIJ (Associação de escritores e ilustradores de Literatura Infantil e junvenil):
https://www.facebook.com/danilo.marques.3950/posts/988860141139461"

Nenhum comentário: